top of page
Trilhas Brasil

Expedição Chapada Diamantina

Prepare-se para explorar um dos cenários mais impressionantes do Brasil. Montanhas, cânions, cachoeiras e trilhas que atravessam paisagens de tirar o fôlego. Uma expedição para quem busca conexão com a natureza, desafio e descobertas a cada passo.

Expedicao Chapada Diamantina

O roteiro

17 de Julho
Encontro do grupo no Aeroporto de Vitória da Conquista até as 13h00 – O grupo seguirá em carro privado até a comunidade do Baixão na Cidade de Ibicoara


18 de Julho

Cachoeira da Fumacinha –  Trilha nível difícil para a Cachoeira da Fumacinha, localizada no Sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, considerada uma das mais belas do Brasil, uma trilha de 18 km (total) de caminhada por leito de rio entre cânions de até 280 metros de altura, sairemos bem cedo de nossa hospedagem, às 06h00 da manhã, e damos início a nossa caminhada, lá teremos tempo para banho, fotos e voltamos pela mesma trilha até nosso transporte, que nos levará até a comunidade do Baixão, onde iremos passar a noite


19 de Julho
Cachoeira do Buracão - Logo após o Café da manhã na comunidade do Baixão iremos para o Parque Municipal Natural do Espalhado, onde deixaremos nosso carro e seguiremos por uma trilha tranquila de aproximadamente duas horas (ida e volta/nível fácil) até a Cachoeira do Buracão, ainda no caminho, parada para fotos nas Cachoeiras das Orquídeas e Recanto Ibicoara. Voltaremos pela mesma trilha até nosso carro, que nos levará até a Cidade de Andarai.


20 de Julho
Trekking Vale do Pati. Após o café da manhã, daremos início ao Trekking do Vale do Pati, saindo da cidade de Andaraí, pegando a subida do Ramalho, uma antiga trilha usada por garimpeiros e tropeiros, aproximadamente duas horas de subida, até a Ladeira do Império, após, desceremos até a casa do Sr. Jóia, onde faremos o nosso pernoite. No final do dia, poderemos apreciar a vista Vale do Guariba e desfrutar de um banho de rio no Poção.
 

21 de Julho
Poço das Arvores, Prefeitura, Morro do Castelo de frente. Após o café da manhã, partiremos por trilha até o Poço das Árvores, onde teremos uma parada para banho e lanche, em seguida iremos até a Prefeitura onde faremos mais uma parada para apreciar a vista do Morro do Castelo de frente, depois de atravessar o rio Pati, continuaremos na nossa caminhada até a casa do Sr. Agnaldo, onde pernoitaremos.

22 de Julho
Morro do Castelo, Cachoeira dos Funis. Após o café da manhã, partiremos por trilha, numa subida íngreme até o topo do Morro do Castelo, onde atravessaremos uma pequena caverna até o outro lado com uma vista incrível do Vale do Rio Pati, até a Cachoeira dos Funis, onde será feito uma parada para lanche e depois seguiremos até a Igrejinha para pernoitar.


23 de Julho
Igrejinha, Serra da Rampa, Gerais do Rio Preto, Cachoeirão por cima, Mirante do Aleixo.

24 de Julho
Não terá café da manhã. Saída da Pousada de Mucugê às 03h00 (da manhã) com destino ao aeroporto de Vitoria da Conquista. (Procure por voos a partir das 10h00 - Dez da manhã). 

Observações
Importantes

EXPERIÊNCIA PRÉVIA OU PRÉ REQUISITOS PARA REALIZAR A ATIVIDADE:
 

-Já ter praticado outras caminhadas em trilhas

-Condicionamento físico necessário

-Praticante de atividade física aeróbica

-Não ter restrições médicas

-Pessoas com problemas crônicos no joelho e pessoas não habituadas a esforços físicos não estão aptas para a atividade

-Pessoas alérgicas a picadas de insetos deverão ter cuidado, sempre utilizar repelente e levar remédio antialérgico pessoal

-Pessoas com problemas cardíacos deverão ter autorização do médico responsável e portar os medicamentos necessários para a prática de exercícios físicos

-Práticas de conduta consciente em ambientes naturais

-Antes do início da caminhada, o grupo recebe informações sobre o modo de se comportar na trilha e todo o lixo gerado pelos participantes é retirado do parque e retorna para a cidade.  

Para aproveitar a experiência com segurança, por favor,
leia com atenção:

Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais
naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios,
queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas d’água (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). A Região do Jalapão apesar de possuir algumas Rotas de Fugas é considerada área remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis.

 

Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertemia, hemorragia, desitradação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte.

Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, você é inteiramente
responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites de uma Unidade de Conservação, ou propriedade privada e/ou liderados pelo seu Guia. Toda a Orientação necessária para a boa condução da Atividade será repassada pelos
guias e todos os participantes segurados pela Brazilian Adventure Society Porto Seguros Aventura Individual.

bottom of page