Expedição Jalapão
Um mergulho no verdadeiro Jalapão! Uma travessia apaixonante, em meio ao cerrado rupreste, um ecossistema com paisagens cheias de contrastes inesquecíveis!

O roteiro
Esta experiência é um olhar para o novo, para o diferente...para a cultura de uma região
linda e riquíssima. O participante terá a oportunidade de conhecer comunidades
tradicionais com costumes voltados artesanato e turismo de base comunitária.
Dia 24 de Maio
Encontro do grupo em Palmas em pousada/hotel a partir das 14h00. Dia Livre
19h00 Briefing com o guia Terra das Tribos sobre a expedição. Pernoite em Palmas
Dia 25 de Maio
Iniciaremos nossa aventura partindo de Palmas às 07:00, com destino ao Jalapão Ecolodge, localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão, com chegada prevista para as 12:00. Após a chegada, faremos uma caminhada de 1,2 km até a enseada do Rio Soninho, onde desfrutaremos de um banho refrescante seguido de um delicioso almolanche à beira do rio. Após um breve descanso, retornaremos à base do Ecolodge, caminhando mais 1,2 km e, por volta das 15:00 iniciaremos uma trilha de 4km até a rodovia, de lá seguiremos de carro até o pé do Morro da Catedral, um dos cartões postais do Jalapão. Iniciaremos a subida por volta das 16:30, em uma trilha de 2,8km (ida e volta), onde teremos a magnífica experiência de apreciar o entardecer no topo do Morro da Catedral. Após a descida, faremos nosso jantar e pernoite no Jalapão Ecolodge.
Dia 26 de Maio
Após o café da manhã, começaremos nosso dia intenso às 6h da manhã, com trekking na Travessia da Velha, uma caminhada de aproximadamente 15 km, passando por campos limpos e veredas, até chegar na Cachoeira da Velha uma oportunidade de vermos de um ângulo diferente do convencional, ou seja, na parte de dentro do parque. No almoço faremos um piquenique em uma das prainhas do Rio Novo. Na sequência faremos um Rafting de 2h, com corredeiras classe IV, para que todos possam conhecer a emoção que é remar no Jalapão. Visitaremos também, várias prainhas no maior rio de águas limpas e potável do Brasil. Depois de finalizado o Rafting, retornamos por uma trilha de aproximadamente 5 km até o Jalapão Ecolodge com chegada prevista às 18h. Após partiremos para cidade de São Félix para jantar e pernoite.
Dia 27 de Maio
Começaremos as atividades do dia bem cedo, às 6:30 da manhã partiremos de carro até o ponto de início da trilha. Um Trekking de aproximadamente 9,5 km, com previsão de duração de aproximadamente 4 horas. Passaremos pela comunidade Quilombola Boa Esperança, onde faremos uma visita na casa do senhor Adão Ribeiro, líder comunitário com quem compartilharemos a cultura local. Chegando para o almoço no nosso destino de pernoite - em casa de nativos na Comunidade do Prata. Após o almoço faremos uma trilha aproximadamente de 5,5 km, partindo do Glamping até o Fervedouro Jatobá. No final da tarde retornaremos para a hospedagem, para o jantar e pernoite.
Dia 28 de Maio
Após o café da manhã seguiremos em direção ao Fervedouro Buritizinho, de onde partiremos em uma caminhada de 4km em meio ao Cerrado, até o Fervedouro Encontro das Águas. Iremos desfrutar do banho no Encontro dos rios Formiga e Soninho, onde poderemos notar a diferença de temperaturas e cores de suas águas. Em seguida almoçaremos uma típica comida jalapoeira na Comunidade Quilombola Mumbuca, berço do capim dourado. Após um breve descanso, faremos uma visita ao museu da comunidade, para conhecermos sobre o artesanato local e a história da comunidade. Logo após, seguiremos para um banho relaxante na Cachoeira do Formiga, uma das cachoeiras mais emblemáticas do Jalapão. No final do dia seguiremos para Mateiros. Neste dia o jantar não está incluso. Pernoite em Mateiros.
Dia 29 de Maio
Começaremos o dia cedo, às 4h, com a subida ao mirante da Serra do Espírito Santo para desfrutar de um nascer do sol espetacular. Após, seguiremos em uma trilha em meio ao cerrado rupestre até as falésias das dunas, continuando a caminhada por uma descida íngreme, com bastante pedras, deixando este percurso um pouco mais técnico, finalizando o Trekking nas Dunas do Jalapão, um belo cenário com suas areias laranja dourado, rodeadas de serras e veredas para apreciar essa paisagem autêntica da região Jalapoeira até chegar nas Dunas. Logo após seguimos para de carro para a comunidade do Rio Novo e almoçaremos no restaurante Curicaca. Após o almoço conheceremos uma prainha do Pixico onde poderemos tomar um banho refrescante e aproveitar a tarde livre. Neste dia, nosso jantar e pernoite será em camping ou redário na Comunidade do Rio Novo. Neste dia a caminhada será aproximadamente de 9 km.
Dia 30 de Maio
Neste dia nossa aventura será nas águas do Rio Novo, onde faremos um rafting de 4 horas até a Praia do Clóvis, passando em meio a natureza selvagem, com praias de água cristalina, passando por corredeiras de classe III. Faremos uma pequena parada às margens do rio para um lanche reforçado. Logo após seguiremos Palmas.
Dia 31 de Maio
Café da manhã em pousada ou hotel em Palmas
Check - out
Observações
Importantes
1) Evite qualquer roupa de ALGODÃO para a caminhada. O algodão retém muita água e demora secar.
2) Não é permitido caminhar de bermuda, pois a vegetação pode machucar as canelas, além do risco de picadas de animais.
3) Levar roupas para banho.
4) Há sinal de internet na maioria dos locais. Podendo haver falha em determinados pontos.
5) Nossa equipe, se comunicará conosco através do SPOT diariamente para informações sobre o grupo.
6) Para esta experiência o participante deverá ter a vacina da Febre Amarela
Para aproveitar a experiência com segurança, por favor,
leia com atenção:
Atividades que ocorrem ao ar livre estão sujeitas aos perigos e riscos ambientais
naturais, que incluem: animais peçonhentos, terrenos acidentados e escorregadios,
queda e rolamento de pedras, variações climáticas bruscas, raios e cabeças ou trombas d’água (chuvas fortes nas cabeceiras com aumento rápido e dramático do volume de água). A Região do Jalapão apesar de possuir algumas Rotas de Fugas é considerada área remota, por isso a comunicação e o transporte são difíceis.
Buscas, evacuações, socorro ou cuidados médicos imediatos podem demorar muito. As lesões mais comuns em ambientes naturais são: escoriações, entorses, fraturas, hipotermia, hipertemia, hemorragia, desitradação, afogamento, reações alérgicas e lesões causadas por raios. Dependendo do tipo e da gravidade, estas lesões podem levar a traumas permanentes ou à morte.
Lembre-se de que, ao praticar quaisquer atividades ao ar livre, você é inteiramente
responsável por seus atos, mesmo dentro dos limites de uma Unidade de Conservação, ou propriedade privada e/ou liderados pelo seu Guia. Toda a Orientação necessária para a boa condução da Atividade será repassada pelos
guias e todos os participantes segurados pela Brazilian Adventure Society Porto Seguros Aventura Individual.
